Invista em Florestas Produtivas. Sua aposentadoria verde.

image

Rua Ulisses Jamil Cury, 850

São José do Rio Preto/SP

Seg à Sex - 8h às 18h

Sáb e Dom - Fechado

Diversificação garante maior rentabilidade à propriedade rural

diversificação das culturas

Diversificação garante maior rentabilidade à propriedade rural

Quando se fala em diversificação da propriedade rural é preciso entender que trata-se de uma metodologia de trabalho de suma importância, independente de ser aplicada em uma pequena ou grande propriedade.

É uma maneira de aproveitar a mesma área para produzir mais, aumentando a renda do produtor.

Quando se diversifica fica mais fácil driblar problemas comuns como as instabilidades do clima, e o movimento do mercado.

Outra vantagem está na contínua entrada de receitas para a propriedade, estabilizando seu fluxo de caixa. Isso é importante, pois as saídas de dinheiro para a manutenção familiar é constante.

“É importante frisar que, quando falamos da diversificação da propriedade rural, nós estamos falando de madeira nobre, pecuária e seringueira.

Dentro de uma propriedade, conseguimos colocar as três atividades. A Kaiser Agro, hoje, é um exemplo claro disso. Na nossa propriedade nós giramos as três modalidades”, ressalta Kelvin Kaiser, CEO da Kaiser Agro.

Diversificação aumenta lucro

Estudos realizados pelo Iapar (Instituto Agropecuário do Paraná) demonstram que a diversificação das fontes de renda é responsável por 37% da variação do lucro da propriedade, podendo-se afirmar que o aumento da diversidade de atividades aumenta o lucro.

Kelvin Kaiser explica porque eles são focados nas três modalidades: pecuária, seringueira e madeira nobre. “Primeiro porque a modalidade do gado é muito tradicional no centro-oeste brasileiro, e tem que continuar porque é dali que vem boa parte da carne do Brasil.

O que propomos é que seja feita a silvipastoril (combinação de árvores com pastagem e gado). E por que inserir a seringueira nesse contexto?

Hoje o Brasil produz, em média, de 35% a 40% do que ele precisa em termos de látex, o restante é importado, então ele não é nem autossuficiente em látex.

Florestas produtivas

Fazer essa diversificação com seringueira e a pecuária, ainda tem um segundo benefício, no Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo, pois a seringueira pode ser usada como reserva legal.

Nós temos aquelas propriedades que precisam restituir a sua reserva legal, e a seringueira pode entrar como uma opção, que agrega produtividade naquela reserva legal.”

Durante muitos anos o comum era ver propriedades rurais voltadas, principalmente, para atividades agrárias, o que tem mudado.

Alguns estudos recentes mostram que essas propriedades, especialmente as familiares, mudaram o seu comportamento a partir dos anos 90, com a diversificação ganhando espaço.

Isso ajuda na redução dos riscos e incertezas quanto às flutuações de preços que interferem na rentabilidade das atividades.

Se uma atividade estiver em crise, outras fontes de renda ajudam a estabilizar as finanças, e manter a propriedade produtiva.

Meio ambiente é beneficiado

A geração de lucro de uma propriedade diversificada que, por exemplo, conta com pecuária e floresta, também é grande aliada do meio ambiente. Isso porque os gases metano, expelidos pelo gado, são neutralizados pelas árvores.

Isso conta muitos pontos para o pecuarista que pode usar essa informação como estratégia de marketing, colocando sua atividade alinhada aos quesitos ambientais.

É o conceito de pecuária de baixo carbono. Isso acontece porque as árvores fazem o processo chamado de sequestro do carbono, ajudando a amenizar o aquecimento global.

Com as árvores, é possível diminuir os extremos climáticos, e mesmo que aconteça geadas, a pastagem queima menos.

Por outro lado, algumas raças que não toleram muito calor, conseguem conforto térmico, podendo ser criadas em locais com temperaturas mais altas

Projeto individualizado

“Todo modelo de diversificação é muito bem pensado, e planejado. Para tanto nosso trabalho começa com uma visita a propriedade, depois é feita a elaboração de um projeto para que o cliente veja como tudo isso funciona. E dali pra frente esse produtor poderá fazer com que sua propriedade gere muito mais lucro”, conclui Kelvin, CEO da Kaiser Agro.

Lembre-se sempre que, diversificar é agregar valor à propriedade rural, aumentando a rentabilidade econômica e diminuindo os custos operacionais.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

11 − 2 =