Invista em Florestas Produtivas. Sua aposentadoria verde.

image

Rua Ulisses Jamil Cury, 850

São José do Rio Preto/SP

Seg à Sex - 8h às 18h

Sáb e Dom - Fechado

Tradições e petiscos dão um sabor especial às Festas Juninas

tradições e petiscos juninos

As tradições e petiscos dão um sabor especial às Festas Juninas. O cardápio tem suas variações, de acordo com o local e seus costumes, mas alguns desses petiscos são bastantes populares e aguardados durante um ano, para poderem ser saboreados.

Escolha os seus preferidos e aproveite, mas cuidados com os exageros.

Entre as delícias mais consumidas estão: quentão, vinho quente, chocolate quente, milho verde cozido ou assado, curau, canjica, pamonha, pipoca, cuscuz, bolo de milho ou fubá, arroz doce, amendoim, paçoca, pinhão, broa de fubá, cocada, pé de moleque, maçã do amor, batata-doce, mandioca, cachorro quente, espetinhos de carne, pasteis.

Tradições juninas

Mesmo estando presentes em todas as partes do Brasil, as mais famosas Festas Juninas acontecem na região nordeste, especialmente nas cidades de Caruaru (PE) – que conta com Vila do Forró, a réplica de uma pequena cidade do sertão pernambucano; e Campina Grande (PB) – com seu Forródromo e o tradicional desfile de jegues.

Ambas as cidades fazem uma programação especial, com shows e concursos, durante todo o mês de junho, e atraem visitantes de todo o território nacional.

Símbolos Juninos

Para ajudá-lo a entender o significado de cada ornamentação ou ação presente nas Festas Juninas, selecionamos alguns tópicos. Acompanhe.

• Fogueira – nas festas pagãs elas serviam para afastar os maus espíritos. Pela tradição cristã, Isabel teria dito à sua prima Maria (mãe de Jesus) que acenderia uma fogueira para avisá-la do nascimento de seu filho (João). Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança que tinha acabado de nascer.

• Quadrilha – seu nome vem de uma dança de salão francesa para quatro pares, a quadrille. No Brasil ela se fundiu com outras danças e deu origem ao que conhecemos hoje.

• Fogos – é para chamar a presença de São João em seu aniversário. Em festas pagãs o barulho seria para afastar os maus espíritos.

• Balões – seria uma maneira de fazer os pedidos dos devotos chegarem até os santos, no céu. Devido ao risco de acidentes e incêndios a prática de soltar balões foi proibida. E quem descumprir a lei pode ser detido.

• Bandeirinhas – antigamente, imagens dos três santos eram gravadas em grandes bandeiras coloridas, colocadas em água durante o evento conhecido como lavagem dos santos. Quem se banhasse com essa água estaria purificado. Com o passar do tempo, as grandes bandeiras deram lugar às bandeirinhas.

• Mastro – levantar o mastro ainda é comum. Ele geralmente traz a imagem dos três santos juninos. Em algumas celebrações também é comum que as pessoas passem embaixo do mastro para pedirem proteção. Essa ação teria sido inspirada no ato de Isabel, que levantou um mastro como sinal de que João havia nascido.

 

Cadastre e receba desconto e promoções

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *