Foram mais de cinco anos de luta por mudanças que só trariam benefícios para o setor de heveicultura em São Paulo, um dos maiores produtores de látex do país. Finalmente as reinvindicações foram atendidas pela Secretaria de Agricultura do Estado e uma nova resolução para a produção de mudas de seringueira foi assinada pelo atual secretário da pasta, Itamar Borges.
Na prática, a nova resolução para plantio de mudas de seringueira facilita a produção de mudas e tira a obrigatoriedade da produção em viveiros suspensos com substrato, ou seja, as novas regras permitem que elas sejam produzidas em solo, o que oferece maior segurança e produtividade das mudas resultando em menor custo de fabricação.
Isso proporciona maior eficiência na implantação de novas plantações e na renovação das plantações antigas incentivando, assim, aos mais de 200 produtores da região de São José do Rio Preto a retomarem os investimentos na cultura, além de abrir caminho para novos investidores no setor, investimentos esses que estavam paralisados por conta das dificuldades impostas pela normativa anterior.
Nova resolução para plantio de mudas de seringueira
Para Fabio Tonus, Presidente do Conselho Consultivo da Apabor, a nova resolução veio em boa hora. “Com a nova medida, São José do Rio Preto pode revisitar o passado e voltar a ser a capital nacional da borracha aqui no Brasil. Não só em termos de produção de látex, mas também em produção de mudas e em tecnologia, Rio Preto investe na tecnologia de novas mudas e de novos clones mais produtivos. Essa lei nos propicia a abertura de mais tecnologia e de novas pesquisas, o que nos dá a certeza que em dois ou três anos a cidade retomará o seu posto de número 1 de capital da borracha no Brasil”, conclui Tonus.
O fundador e diretor executivo da Kaiser Agro, Kelvin Kaiser, concorda que a nova resolução é um momento histórico. “Rio Preto tem totais condições de voltar a ser a capital da borracha, que são a capacidade de produção, viveiro, extração, pneumáticas, enfim toda a cadeia da borracha”, comemora Kaiser.
Uma maior liberdade de produção de mudas gera fluidez no setor, facilita a produção e ajuda toda uma cadeia produtiva. A nova resolução beneficia um setor que é um dos grandes motores da economia paulista e gera milhares de empregos diretos e indiretos no Estado.
Mudas de seringueira
É um prazer responder a qualquer pergunta que você possa ter sobre empreendedorismo verde ou florestas produtivas, use o formulário abaixo ou escolha um dos métodos alternativos de comunicação.
Fale com a Kaiser Agro
Deixe seu Comentário