Todos já sabemos da importância das árvores para nossa sobrevivência na Terra.
Elas são grandes aliadas quando falamos em diminuir os problemas causados pelos gases do efeito estufa, que tem aumentado a temperatura do Planeta e podendo levá-lo ao colapso.
O Brasil tem o compromisso de, até 2030, zerar o desmatamento ilegal na Amazônia Legal e restaurar 12 milhões de hectares de florestas.
Árvores: meio ambiente e lucratividade
Atualmente, em todo o país, existe mais de 21 milhões de hectares para restauração, se levarmos em conta as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal (RL) que estão em situação de irregularidade, perante o novo Código Florestal.
Além de milhares de hectares de pastos degradados, que poderiam ser convertidos em áreas de agricultura ou florestas produtivas.
“Esse tipo de investimento verde é a garantia de um futuro muito lucrativo para os produtores do Brasil. É atender a necessidade ambiental, somada a lucros de longo prazo, pois a madeira tem mercado garantido”, observa o CEO da Kaiser Agro, Kelvin Kaiser.
Mudanças climáticas
Caso as metas de restauração não forem cumpridas, as consequências ambientais podem sem bastante danosas, como por exemplo, a redução da disponibilidade de água doce.
De acordo com o estudo “Economia da Mudança do Clima no Brasil: Custos e Oportunidades”, se nada for feito, somente no agronegócio haverá perdas entre 719 bilhões e 3,6 trilhões de reais até 2050, como consequência direta das mudanças climáticas.
Mas se os 12 milhões de hectares forem restaurados, estima-se que consigam neutralizar a emissão de 4,5 bilhões de toneladas de CO2 equivalente, o que corresponde a quatro anos de emissões do Brasil.
Por que plantar árvores?
Sombra: ter vasta sombra ajuda a equilibrar o clima, e proteger do sol, especialmente em locais de temperaturas mais altas.
Ar: melhoram a qualidade do ar, o que contribui para a nossa saúde.
Foco no futuro: investir em árvores é garantir a sobrevivência das próximas gerações.
Frutos: ter alimentos saudáveis, saborosos e livres de agrotóxicos é possível quando plantamos uma árvore frutífera.
Flores e fauna: as floridas, além dos benefícios já conhecidos, ainda embelezam o ambiente. Seja por suas flores ou frutos, a árvores atraem animais, principalmente pássaros, que se utilizam dela para a alimentação.
Lucro Certo
Investir em florestas produtivas, seja em seringueira ou madeiras nobres, é uma maneira de investir no futuro.
A madeira já está começando a faltar no mercado, abrindo uma lacuna no mercado. “Já é possível ver investimento externo vindo para o Brasil, querendo fazer compra futura de madeira”, pontua Kelvin.
Esse investimento é para um futuro próximo, de 10, 20, 30 anos, porque irá acontecer um apagão de madeira no mundo o no Brasil.
Já é possível perceber em algumas madeireiras, em algumas multinacionais, a dificuldade de compra de madeira legalizada.
Madeira legal
Com o monitoramento feito pelo governo percebe-se que a extração ilegal vai diminuir cada vez mais. É uma pressão internacional em cima disso. A tendência é da compra de madeira legal, que hoje o Brasil não tem. Ela está plantada e crescendo, mas ainda não está pronta para extração.
Além disso, investir em floresta é investir na melhor qualidade do ar. O Brasil é hoje o pulmão do mundo, ele tem esse título e tem que mantê-lo.
Investir em floresta é investir em novas gerações e no futuro da humanidade.
É um investimento verde, sustentável, tanto para empresas, como para produtores rurais ou pra profissionais liberais. É um excelente investimento com lucro certo.
Deixe seu Comentário