Invista em Florestas Produtivas. Sua aposentadoria verde.

image

Rua Ulisses Jamil Cury, 850

São José do Rio Preto/SP

Seg à Sex - 8h às 18h

Sáb e Dom - Fechado

Festas Juninas iniciaram como forma de agradecer pelas fartas colheitas - Kaiser Agro

Ainda que atualmente pessoas de diversas crenças religiosas frequentem, e até promovam as Festas Juninas, elas homenageiam os três santos católicos: Santo Antônio (comemorado em 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

É comum que na véspera, ou dia dedicado a eles, aconteçam terços e missas, seguidos da parte festiva, com danças e comidas típicas.

Porém, alguns estudos apontam que as comemorações começaram de forma pagã. Uma festa era promovida quando chegava o solstício de verão no hemisfério norte, com o dia mais longo e a noite mais curta do ano, em 21 ou 22 de junho. No hemisfério sul, estamos no inverno, com a noite mais longa e dia mais curto.

Festas juninas são tradições do homem do campo

Era uma forma de saldar o início das colheitas, pedir proteção para os trabalhos, e agradecer pela fertilidade e boas plantações. Por isso a data está ligada as tradições do homem do campo.

Como o evento homenageava a deusa Juno, esposa de Júpiter, era chamada de “junônias”.

Para os católicos, como a data festiva coincidia com o nascimento de João Batista, recebeu o nome de “joaninas”.

As Festas Juninas, como são conhecidas hoje no Brasil, são uma adaptação que veio com o tempo e está relacionada ao mês de junho.

Embora a tradição dessas festas tenha chegado ao Brasil pelas mãos dos colonizadores portugueses, os índios já realizavam rituais nessa mesma época, para celebrar a agricultura, e houve, de forma natural, uma junção de ambas as culturas.

Antônio, João e Pedro

• Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro, pois ajudava as moças do século XII a conseguirem o dote para realizarem o tão sonhado casamento. Até hoje são realizadas diversas simpatias, por mulheres que querem um marido.

• São João era filho de Isabel, prima de Maria (mãe de Jesus). Segundo a Igreja Católica, foi ele quem preparou a vinda de Cristo e fez seu batizado no rio Jordão.

• São Pedro era um pescador e ficou conhecido como o fundador da Igreja Católica, e guardião das chaves do céu.

Simpatias

Para quem está procurando um parceiro, a época é propícia para pedir a ajuda de Santo Antonio.

Muitas moças investem no ritual de colocar a imagem do santo, de cabeça para baixo, atrás da porta. Outras preferem afundar a imagem dentro de um copo com água, ou do poço. A imagem só voltará a ter uma “vida normal” quando Santo Antônio atender a solicitação. Alguns homens também apelam para as conhecidas simpatias.

Outra tradição ligada a Antônio é a benção e distribuição dos pães. No dia 13 é importante benzer pães e entregá-los a pessoas queridas, ou mesmo desconhecidas.

Eles podem ser consumidos, como uma forma de benção, mas também devem ser guardados junto aos outros alimentos, durante todo o ano, para garantir que naquela casa nunca falte o que comer.

Cadastre e receba desconto e promoções

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *