Invista em Florestas Produtivas. Sua aposentadoria verde.

image

Rua Ulisses Jamil Cury, 850

São José do Rio Preto/SP

Seg à Sex - 8h às 18h

Sáb e Dom - Fechado

Sementes de Seringueira: como transformar em renda extra?

semente-da-seringueira

Durante década, a seringueira foi vista, unicamente, como produtora de látex, de borracha, mas agora suas sementes trazem uma nova perspectiva para os produtores.

A Kaiser Agro sempre acreditou na possibilidade de aproveitar melhor a árvore, mas não imaginava que era das sementes da seringueira que viria uma oportunidade. 

Eram milhares de sementes de seringueira espalhadas pelo solo, que entravam em decomposição e até mesmo deixavam nele uma necessidade de correção.

Mas uma pesquisa mostrou que essas sementes de seringueira produziam um óleo muito potente, que pode ser usado como biocombustível.

E enquanto os estudos avançam, quem se planeja para alcançar uma renda extra com essa nova oportunidade de mercado, precisa se organizar. 

Quem já tem árvores plantadas, seja no início ou meio do seu processo produtivo, e gerando as sementes de seringueira, precisa entender melhor sobre esse novo uso. 

Já para os que estudam entrar no mercado da borracha, é hora de avaliar essa oportunidade extra, de comercialização das sementes de seringueira. 

Sementes de Seringueira

Está disponível um material de boas práticas sobre produção de sementes de seringueira, para que se invista na qualidade dos produtos que serão extraídos das sementes. 

É importante ressaltar que a qualidade das sementes de seringueira impacta de forma direta, principalmente, no que diz respeito a sua colheita e armazenamento.

Até pouco tempo não se pensava nisso, pois não havia nenhum produto que era proveniente das sementes de seringueira, e o natural era ela se decompor no solo. 

Agora é importante que o produtor pense nessas boas práticas para o cuidado com as sementes da seringueira, para que ela possa ser devidamente utilizada.

O objetivo é que esse material chegue a todos os produtores de seringueira do Brasil, pois esse conhecimento do processo irá facilitar no momento em que a usina começar a operar.

Isso irá deixar mais dinâmica a comercialização e compra desse insumo, para a produção específica de biodiesel. 

Atualmente, a única semente de seringueira que tem utilidade é a conhecida por pé franco, que é o clone que foi plantado, não foi enxertado. 

Elas são consideradas árvores matrizes, de 30, quase 40 anos de idade, que produzem sementes de seringueira para que se possa produzir novas mudas.

A semente de seringueira proveniente de enxertia, que é a grande maioria, que são as árvores que produzem o látex, até então não tinham utilidade, caiam no solo e eram absorvidas. 

Estudos mostram que as sementes de seringueira de boa qualidade, que não apresentem nenhum tipo de bichinho, ou fungo, podem ser armazenadas por até três anos, mantendo as mesmas propriedades. 

Renda Extra

Fazer a venda das sementes da seringueira será rentável ao produtor, mas não apenas a ele. 

O sangrador também irá ganhar, porque ele será o profissional que fará a coleta das sementes de seringueira que ficam no solo. 

Esse maior aproveitamento de um insumo que, até então, era descartado, deve trazer um grande impulso para o setor. 

O que, para a economia do Brasil é fundamental, porque hoje o país só produz cerca de 60% da sua necessidade de látex, sendo necessário importar o restante. 

Porém, com esse novo viés, especialistas acreditam que o Brasil possa voltar a ser um grande centro produtor, bem como pesquisador, criando uma nova realidade. 

Falando em biodiesel, hoje o país ainda é muito dependente de matérias-primas que também estão na cadeia alimentícia, como a soja e o milho.

Com a chegada de uma matéria-prima alternativa, como as sementes de seringueira, será possível diminuir essa dependência. 

E assim a seringueira mostra a possibilidade de atender dois mercados, e de forma sustentável. 

Existe uma tendência mundial, com a descarbonização das linhas de produção, de um aumento de consumo da borracha natural. 

Além disso, o que se vê á uma pressão internacional do aumento de percentual de biodiesel, no diesel, para que se diminua as taxas de poluição causada pelo diesel. 

Com isso, quem investe em seringueira tem grandes oportunidades de bons ganhos, que devem se manter em alta nos próximos anos. 

Sementes de seringueira para a saúde

A pesquisa sobre a funcionalidade das sementes de seringueira, que tem a Kaiser Agro como uma das parceiras, mostra outras possibilidades de uso da matéria-prima. 

No tocante ao uso das sementes de seringueira destinada à saúde, está sendo pesquisado o óleo e o extrato, na promoção de melhora de doenças da saúde animal.

Cadastre e receba desconto e promoções

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *