Invista em Florestas Produtivas. Sua aposentadoria verde.

image

Rua Ulisses Jamil Cury, 850

São José do Rio Preto/SP

Seg à Sex - 8h às 18h

Sáb e Dom - Fechado

Silvipastoril: torne mais rentáveis as terras onde está seu gado

Em tempos de crise o que se busca é novas fontes de rentabilidade. Isso serve tanto para quem tira seu sustento da cidade, ou do campo. Por isso, está cada vez mais disseminada a atividade silvipastoril, que significa agregar as atividades de pecuária e floresta em um mesmo espaço. Com a integração das culturas obtêm-se ganhos expressivos para as duas, resultando no aumento da rentabilidade por hectare de terra.

Algumas estimativas apontam que, até 2030, o consumo mundial de madeira em toras aumentará aproximadamente 45% em relação ao consumo de 2005 e atingirá cerca de 2,4 bilhões de m3. E seguindo a regra do mercador, havendo maior demanda, a procura pelo produto é certa. Quem tiver para vender poderá ter excelente lucratividade.

A atividade silvipastoril alia floresta plantada com o pasto embaixo, dando ao gado o conforto térmico de pastar na sombra, o que leva o animal a ter uma menor frequência da respiração e cardíaca, possibilitando que ele aproveite melhor os nutrientes do pasto, ganhando peso mais rapidamente.

Juntamente com seus parceiros, a Kaiser Agro implanta florestas produtivas associadas à pecuária em diferentes regiões do país.

Esta modalidade permite que, durante a formação da floresta, os proprietários rurais mantenham suas atividades de pecuária e, no futuro, possam se beneficiar das altas taxas de rentabilidade com a venda da madeira. Estudos da Embrapa apontam esta integração como sendo um negócio com grande oportunidade para a ampliação significativa da rentabilidade no ganho por hectare das propriedades.

Um investimento que consegue aliar o ganho da pecuária, com um investimento que trará rentabilidade certa, a médio e longo prazo. A implantação da floresta junto ao gado é o que se considerada uma poupança verde, ou seja, planta-se agora para colher no futuro, mas podendo aproveitar os ganhos imediatos, proporcionados pela integração dos dois sistemas, onde o rebanho terá um melhor bem-estar animal.

Vantagens da Silvipastoril

  • Árvores em barreiras de quebra-ventos podem reduzir a erosão do solo;
  • Diminui a necessidade de fertilizantes minerais;
  • Melhora a conservação da água;
  • Aumenta a fertilidade dos animais;
  • Aumenta o teor proteico da forragem e o consumo de forragem pelos animais;
  • Melhora o ambiente e valoriza a propriedade;
  • Benefícios ambientais para os produtores e para a sociedade;
  • Aumento da biodiversidade;
  • Possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação; e
  • A madeira gera renda significativa, pois pode ser empregada para a fabricação de vários produtos.

Meio Ambiente

Quando se coloca a floresta junto à pecuária, os gases metano, expelidos pelo gado, são neutralizados pelas árvores. É o conceito de pecuária de baixo carbono, onde as árvores fazem o processo chamado de sequestro do carbono, ajudando a amenizar o aquecimento global.

A integração entre pecuária e floresta permite uma maior biodiversidade, uso conservacionista do solo e conservação da água, gerando qualidade de vida. Além disso, com as árvores, é possível diminuir os extremos climáticos, e mesmo que aconteça geadas, a pastagem queima menos.

Pecuária ou Silvipastoril?

A pecuária é qualquer atividade ligada à criação de gado, podendo ser de corte ou leiteira e a silvicultura é o estudo de florestas naturais ou plantadas e das melhores praticas de manejo das mesmas, para obtenção de maior rentabilidade através de seu uso consciente no seu trato. Confira todas os ganhos financeiros que a floresta proporciona e as vantagens do bem-estar do gado, que irá engordar mais rapidamente.

Baixe nosso e-Book e saiba mais!

Cadastre e receba desconto e promoções

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *